segunda-feira, 26 de março de 2012

Exposição em Goiânia.


G1

08/08/2011 18h05 - Atualizado em 08/08/2011 18h05

Museu de arte de Goiânia abre a 




exposição 'Naif de Mato Grosso'



Artistas apresentam obras no estilo naïf com temáticas regionais.
São pinturas ricas em detalhes, realizadas em óleo e acrílica sobre tela.

Carolina SimiemaDo G1 GO
Exposição Naif da Mato Grosso (Foto: Valques)Exposição 'Naif de Mato Grosso' (Foto: Divulgação)
O Museu de Arte de Goiânia (MAG) abre na próxima terça-feira (9), às 20h, na Sala Reinaldo Barbalho, a exposição coletiva “Naïf de Mato Grosso” com os artistas Maria das Dores, Nilson Pimenta, Olímpio Bezerra e Valques.
Nesta coletiva, os artistas apresentam obras no estilo naïf com temáticas diversificadas, executadas com cores alegres e ricas em detalhes.
A exposição faz parte do Programa de Exposições de 2011, lançado no ano passado, e está dentro da programação da Revirada Cultural, realizada pela Prefeitura Municipal de Goiânia.
O que é arte naif
O termo arte naïf aparece no vocabulário artístico, em geral, como sinônimo de arte ingênua, original ou instintiva, produzida por autodidatas que não têm formação culta no campo das artes. Nesse sentido, a expressão se confunde frequentemente com arte popular, por tentar descrever modos expressivos autênticos, originários da subjetividade e da imaginação criadora de pessoas estranhas à tradição e ao sistema artístico.
Maria das Dores
Maria das Dores Soares Vital, de nome artístico Rimaro, é mineira de Cajurí (MG) e reside em Cuiabá, onde construiu sua carreira artística, iniciada aos 16 anos. Participou de várias exposições na Secretaria de Estado de Cultura, no Museu do Rio e no Museu da caixa d’água Velha. A coletânea atual é constituída de 10 telas que retratam as colheitas de frutas e a comercialização em feiras livres.
Nilson Pimenta
Nilson Pimenta é natural de Caravelas, Bahia e reside em Cuiabá (MT). Começou a pintar no início da década de 80 e, desde então, participou de várias exposições coletivas e individuais nos mais importantes Museus e Galerias, no Brasil e no exterior. Pimenta também recebeu premiações, aquisições e menções honrosas, em diversos Salões de Arte. Hoje, é considerado um dos mais importantes pintores da arte popular brasileira.
blog. www.npimentaartes.blogspot.com
Olímpio Bezerra
Nascido em Araçatuba(SP), Olímpio dos Santos Bezerra começou a pintar há quarenta anos e suas obras expressam o cotidiano do interior. Participou de inúmeras exposições no país e exterior, recebendo várias premiações. Suas obras estão em acervos dos Estados Unidos, França, Alemanha, Grécia e Itália.

Valques Rodrigues da Costa

Com seis anos de idade, Valques já acompanhava o pai, o artista primitivista Nilson Pimenta. Em Cuiabá (MT), participou de exposições no Museu do Rio, na Câmara dos Vereadores e na Assembleia Legislativa. Participou inúmeras vezes do Salão Jovem Arte Mato-grossense, da exposição coletiva em arte primitiva do Centro Cultural de Brasília (DF) e da Bienal Naifs de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário